A Turma da Solidariedade (3ªsérie), acompanhada da Professora Suelen e da Diretora Vera, visitou o Projeto Ambiental Gaia Village. Fomos recebidos pela bióloga Sandra com uma dinâmica de apresentação que teve por objetivo descontrair o grupo.
Após esta primeira vivência fomos até a roda da fogueira onde realizamos um jogo de cooperação. Neste jogo não há vencedores e nem perdedores: o divertido do jogo é que todos devem colaborar para realizar um objetivo.
.jpg)
A partir desta brincadeira entendemos o significado da cooperação e então fizemos uma caminhada pelo meio da mata.
Durante o caminho fomos conversando sobre como as florestas são formadas e como plantas e animais cooperam. Por exemplo, as plantas fazem flores cheirosas e belas para alimentar abelhas e borboletas. Estes pequenos animais agradecem o alimento recebido levando o pólen para outras flores que transformar-se-ão em novos frutos. Outro exemplo de cooperação: as arvores oferecem frutos coloridos e saborosos para as aves e alguns mamíferos. Estes animais devolvem o que receberam semeando novas plantas, quando defecam, durante o vôo ou quando estão descansando em outro local. Estes dois exemplos nos ensinam como se dá a formação das florestas.
.jpg)
Dentro da mata, percebemos como o solo da floresta é fofo e cheiroso. A grande quantidade de folhas, troncos caídos e frutos que apodrecem no chão deixam o solo fértil. E isto novamente é um processo de cooperação na natureza.
.jpg)
Continuando nossa caminhada, podemos observar a importância da mata ciliar que protege as margens dos rios, mantendo-os limpos e bem oxigenados.
No caminho de volta, paramos embaixo de uma linda figueira, árvore típica da mata atlântica e fizemos mais uma brincadeira cooperativa. Embora não tenhamos conseguido alcançar o objetivo, por que as gargalhadas estavam nos desconcentrando, ficamos com vontade de repetir no pátio da escola.
.jpg)
.jpg)
O passeio foi finalizado com um lanche saudável, onde saboreamos bolo, suco e frutas.