segunda-feira, 28 de junho de 2010

Visita ao Gaia Village

A Turma da Solidariedade (3ªsérie), acompanhada da Professora Suelen e da Diretora Vera, visitou o Projeto Ambiental Gaia Village. Fomos recebidos pela bióloga Sandra com uma dinâmica de apresentação que teve por objetivo descontrair o grupo.

Após esta primeira vivência fomos até a roda da fogueira onde realizamos um jogo de cooperação. Neste jogo não há vencedores e nem perdedores: o divertido do jogo é que todos devem colaborar para realizar um objetivo.

A partir desta brincadeira entendemos o significado da cooperação e então fizemos uma caminhada pelo meio da mata.

Durante o caminho fomos conversando sobre como as florestas são formadas e como plantas e animais cooperam. Por exemplo, as plantas fazem flores cheirosas e belas para alimentar abelhas e borboletas. Estes pequenos animais agradecem o alimento recebido levando o pólen para outras flores que transformar-se-ão em novos frutos. Outro exemplo de cooperação: as arvores oferecem frutos coloridos e saborosos para as aves e alguns mamíferos. Estes animais devolvem o que receberam semeando novas plantas, quando defecam, durante o vôo ou quando estão descansando em outro local. Estes dois exemplos nos ensinam como se dá a formação das florestas.
Dentro da mata, percebemos como o solo da floresta é fofo e cheiroso. A grande quantidade de folhas, troncos caídos e frutos que apodrecem no chão deixam o solo fértil. E isto novamente é um processo de cooperação na natureza.

Continuando nossa caminhada, podemos observar a importância da mata ciliar que protege as margens dos rios, mantendo-os limpos e bem oxigenados.

No caminho de volta, paramos embaixo de uma linda figueira, árvore típica da mata atlântica e fizemos mais uma brincadeira cooperativa. Embora não tenhamos conseguido alcançar o objetivo, por que as gargalhadas estavam nos desconcentrando, ficamos com vontade de repetir no pátio da escola.

O passeio foi finalizado com um lanche saudável, onde saboreamos bolo, suco e frutas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Produção Textual - Gênero -Convite 4ª série - Profª Nádia









Alunos da 4ª série produzindo convites do "I Coparraial da Jandira" a ser realizado na sexta-feira, dia 02/07/2010 a partir das 19:00 horas no Salão Paroquial de Areias de Palhocinha.













Curso de capacitação em Produção Textual da SME






Professoras Tatiane e Nádia, estão participando do Curso de capacitação, realizado pela SME,em Produção TEXTUAL, realizando estágios através de trabalhos, coletas de dados, nas turmas onde são regentes em nossa escola.




Força Brasil!!!










quinta-feira, 24 de junho de 2010

Composteira dá frutos...

A natureza conspira sempre a favor do ser humano. Enquanto descansa, nossa composteira que em 2009 produziu composto para as plantas da Praça e para a horta da Escola, transformou-se num berçário de morangas.
Nasceram três lindas moranguinhas, que vão fazer parte de nosso sopão semanal.