quarta-feira, 21 de novembro de 2012
BRINCANDO NO PÁTIO ENCANTADO DO RECICLADO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA JANDIRA LUISA DA SILVA
PROFESSORAS: KIRLEY, PAULA E ANDRÉIA PRÉS 01 E 02
PROJETO:" BRINCANDO NO PÁTIO ENCANTADO DO RECICLADO"
TEMA/CONTEÚDO: RECICLAGEM
DURAÇÃO: DE 1 A 6 MESES
EIXOS:
=> IDENTIDADE E AUTONOMIA;
=> E AS ARTES VISUAIS;
=> E A MATEMÁTICA;
A CRIANÇA => E O MOVIMENTO;
=> NATUREZA E SOCIEDADE;
=> E A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
=> E A MÚSICA
BRINCANDO NO PÁTIO ENCANTADO DO RECICLADO
JUSTIFICATIVA: Diante da necessidade de se ter um "Pátio decente" para que nossas crianças possam usufruir do direito que elas têm de estar ao ar livre se desenvolvendo e se movimentando, onde a a escola no momento não pode estar dispondo, surgiu a idéia de confeccionarmos com baixo custo, utilização de materiais que de alguma maneira possa baixar o impacto ambiental, pois acreditamos que com propósito, disposição e uma idéia, podemos ajudar a diminuir a agressão que provocamos no planeta, reciclando e tentando reduzir o lixo que produzimos, podemos também proporcionar aprendizado e desenvolvimento das crianças simplesmente "brincando" , envolver toda a comunidade escolar, a família para estarmos confeccionando essas idéias, além da ajuda das próprias crianças/alunos desta escola.
OBJETIVOS GERAIS: Sensibilizar as crianças da importância da reciclagem do lixo através da confecção coletiva de brinquedos estimulando a criatividade de todos envolvidos nesse projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Perceber o prazer que há em trabalhar em equipe;
Estabelecer e ampliar as relações sociais;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras que irão nortear o objeto confeccionado;
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
Desenvolver a expressão tanto oral quanto corporal;
Desenvolver a atenção e a criatividade;
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de brincar com cuidado (tanto para não se machucar ou machucar o colega, quanto pela durabilidade do brinquedo) para poder brincar sempre.
CONTEÚDOS:
Motricidade fina e ampla;
Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
Expressão corporal;
Historinhas;
Criatividade, imaginação e dramatização;
Música e ritmo;
Socialização;
METODOLOGIA: Iniciando com uma mobilização de toda comunidade escolar (professores, alunos, merendeiras, serventes, secretário, coordenadora pedagógica, diretora, família, bairros) em juntar todo o material necessário através de um bilhete para a família;
Propor a toda comunidade escolar para num dia todos através de um mutirão montarmos/confeccionarmos juntos todos os brinquedos; (neste caso poderíamos estar utilizando o projeto da"família na escola" de nossa escola para desenvolver desta maneira);
Estipular um ou dois dias na semana para trabalharmos somente na confecção dos brinquedos juntamente com mais uma turma da escola (ou todas juntas, podemos combinar com a comunidade escolar);
A medida em que forem sendo confeccionados os brinquedos as crianças já poderão ir usando/brincando (sempre com mediação do professor no sentido de cuidarmos dando valor ao trabalho realizado e a importância do cuidado para maior durabilidade do brinquedo);
Utilizar os brinquedos não só para as crianças brincarem como também em dramatizações, eventos (permanentes da escola/SMEC) e Mostra Lutz.
Assinar:
Postagens (Atom)