quarta-feira, 3 de novembro de 2010

E.M.E.F. Profª Jandira L. da Silva
IX Mostra Professor José Lutzenberger
Escola Amiga do Ambiente

Não compre LIXO!
PRECICLE








Dica da 3ª série
SACOLA DE PLÁSTICO X SACOLA DE PANO

Comece você está campanha. Leve sua sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar as famosas sacolas plásticas.

 Os sacos são arrastados para diferentes lugares do planeta até os mares, lagos e rios. Os sacos encontram caminhos para o mar nos bueiros e rios; o que acarreta em enchentes.
 Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha morrem depois de ingerir os sacos plásticos que confundem com comida.
 Os sacos plásticos são feitos de polietileno: Um termoplástico que se obtêm a partir do petróleo, recurso não renovável.
São surpreendentes os danos que o uso da sacola plástica traz, mas o mais surpreendente ainda é perceber a diferença que nós podemos fazer ao tomar a atitude correta e substituir as sacolas plásticas por sacolas de pano.
 Se usarmos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana. Ou seja, 24 sacos por mês. Ou seja, 288 sacos por ano. Ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos mais de um trilhão de sacos plásticos durante nossas vidas. Reduzindo o uso de sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável, que gera tantos conflitos.
Isso não é incrível?!


Dica da 4ª série
Preciclagem no dia-a-dia

Perguntas: Preciclagem no Dia-a-dia:
1 – Procura dar preferência a produtos embalados em papel ao invés de plástico?
2 – No caso de produtos de higiene e limpeza opta pelos biodegradáveis?
3 – Quando vai a feira costuma levar sacola ou cesta de casa?
4 – No supermercado, fica atento as indicações “embalagem reciclável” dos produtos que consome?
5 – Procura comprar produtos reciclados?
6 – Sempre que pensa em comprar algo novo, analisa se precisa realmente do produto e não se deixa levar pela propaganda?

Visita ao mercado: Preciclagem
A ideia da preciclagem é de não produzir ou consumir muito lixo, evitando o excesso de embalagens, dando preferência a produtos com embalagens de papel ao invés de plástico e produtos com embalagens recicláveis.
Na visita feita ao mercado, pode-se perceber que são poucos os produtos que oferecem “refil” como opção de compra, e também são poucos os produtos que especificam se a embalagem é reciclada ou nova.
Dê preferência à produtos com o menos embalagem possível, assim você estará contribuindo com a Natureza e praticando a Preciclagem

INFORMATIVO
Saiba mais sobre o Projeto: PRECICLE
O Objetivo do projeto: Não compre Lixo, PRECICLE foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2010, na Escola Jandira, conscientizando a comunidade escolar da importância de prevenir o uso e a compra de embalagens desnecessárias, bem como o uso de sacolas de pano quando a ida ao supermercado, sacolão, etc.
Saiba mais: em torno de 40% de tudo que compramos torna-se LIXO DESNECESSÁRIO.


Trocas Solidárias
As Trocas Solidárias surgiram da possibilidade da integração entre as pessoas que necessitavam de produtos, serviços e saberes e que perceberam que podiam superar essas necessidades e demandas por meio da TROCA, do ESCAMBO.



Dica da Pré–escola 01 e 02
Sabão caseiro com óleo utilizado

1 quilo de soda cáustica
1 copo de sabão em pó
1 litro de água fria
5 litros de óleo utilizado
*Álcool (Veja orientação)

Modo de Fazer

Misture em uma bacia de plástico grande a soda, o sabão em pó, e a água fria. Mexa com um pedaço de madeira e vá acrescentando aos poucos o óleo utilizado, sempre mexendo (Caso a pasta fique muito mole, coloque ¼ de copo de álcool). Coloque a pasta sobre um pedaço de tecido em uma vasilha de plástico. Quando a pasta estiver quase fria, corte em pedaços. Este sabão é de excelente qualidade, na lavação de roupas bem como na lavagem de louças.








Dica das 1ª séries – 01 e 02
Oficina de Sucos

Fanta Caseira

Ingredientes
Laranja
Cenoura
Limão
Açúcar mascavo

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador e coe ao tomar.

Suco Verde
Ingredientes
Folhas verdes
Limão
Maçã
Açúcar mascavo

Começar o dia com suco verde é muito energético. Tem efeitos diuréticos e desintoxicantes. O suco verde limpa seus órgãos e os ajuda a funcionarem melhor. Bebendo sucos verdes terá mais vitalidade e disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário