quarta-feira, 27 de outubro de 2010
IX Mostra Professor José Lutzenberger- Não compre Lixo. PRECICLE!!!
PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jandira Luisa da Silva
Projeto IX Mostra Professor José Lutzenberger- Escola Amiga do Ambiente
NÃO COMPRE LIXO. PRECICLE!
Duração: agosto a novembro de 2010
Turmas envolvidas: Pré-Escolares 01 e 02, 1ª séries 01 e 02, 2ª séries 01 e 02, 3ª série 01 e 4ª série 01
Professoras e Funcionárias: Tereza, Cristiani, , Tatiane,Vera , Glauce, Nádia, Eliete, Kássia, Thiago, Luciane, Vera, Silci, Dilma,Lídia e Eliane.
JUSTIFICATIVA
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Nós contribuímos diariamente para aumentar a montanha de lixo que ameaça afogar o Planeta. Seduzidos pelas novidades que chegam através dos meios de comunicação, e pela praticidade da imensidão e produtos disponíveis nas prateleiras da lojas e supermercados, a cada dia produzimos mais lixo. De tudo o que compramos 40% é lixo: são embalagens, embrulhos e sacolas que vão direto para a lixeira. Segundo estatísticas, produzimos, no Brasil, 125.281 toneladas de lixo por dia.
Mas nem sempre foi assim. No início da civilização, o conceito de produção tinha como princípio a durabilidade, ou seja, as coisas eram feitas com muita dedicação e eram “para durar pra sempre.” A modernidade trouxe a tecnologia e a produção em série.Com isso, os objetos perderam o valor e passaram a ser tratados sem importância, podendo ser descartados e substituídos com facilidade.Mas cuidado! A era dos descartáveis está com os dias contados.. Hoje, a energia para a produção está cara, os Recursos Naturais escassos e a competição por eles são grandes. Uma mudança nos hábitos dos consumidores e a adoção de posturas ambientalmente mais corretas, por parte das indústrias, é uma questão de sobrevivência para os habitantes do Planeta.
Preciclar é dar preferência a produtos que não agridem o ambiente.
A prática da preciclagem propõe uma análise do produto antes de comprá-lo: se é durável ou descartável, se é reciclável, se possui selo de certificação, se é produzido com material biodegradável, se está excessivamente embalado e qual o tipo de embalagem usada. Acima de tudo é preciso refletir se o produto é realmente necessário, ou se estamos pagando por mais lixo.
OBJETIVO GERAL:
• Refletir, sobre a Preciclagem,Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Reduzir o desperdício,Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os estudantes sobre alimentação correta, desenvolvendo o comprometimento da população em fazer uso de alimentos de qualidade na alimentação escolar, bem como cascas de frutas e de legumes, farelos, etc.
• Incentivar a reeducação alimentar, o não desperdício de comida e a própria sustentabilidade do homem no campo são objetivos deste projeto;
• Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla;
• Separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas;
• Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros;
• Evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno;
• Promover atitudes ambientalmente e socialmente corretas;
• Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar;
• Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo , bem como uma mudança de comportamento de quem compra produtos industrializados;
• Pensar antes de comprar;
• Dar preferência para agendas, cadernos e livros fabricados com papel reciclado;
• Evitar produtos com as chamadas embalagens compostas, como por exemplo, a caixinha longa vida, na qual se empregam vários tipos de recursos;
• Comprar o refil dos produtos;
• Sempre que possível opte por produtos a granel, embalados na hora;
• Levar para a feira ou o supermercado uma sacola de pano ou cesta para acondicionar suas compras;
• Na compra de eletrodomésticos dê atenção às indicações referentes aos consumos de água e energia;
• Recuse todos aqueles papéis, fitas e saquinhos com que os comerciantes simpaticamente nos brindam;
• Dê preferência pelos sucos feitos na hora ao invés dos famosos sucos de caixinha;
• Entre o plástico e o vidro, opte pelo vidro;
• Compre apenas o necessário;
DESENVOLVIMENTO
• Aulas-passeio será aplicada com os alunos do Pres escolar, 1ª séries, 2ª séries, 3ª série e 4ª série do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Professora Jandira Luisa da Silva, localizada na comunidade da Palhocinha- Garopaba-SC..
• Visita ao Projeto Tamar- Florianópolis- 4ª série 01
• Visita a Escola do Ambiente – São José- 1ª séries 01 e 02 e 2ª série 01
• Visita a um Engenho de Farinha – Pré 01 e 02.e 2ª série 02.
• Apresentação das Professoras e do Projeto aos alunos.
Apresentação do Problema e Motivação: “Precicle, diminua i lixo é dever de cada um”
Definição do conceito Preciclagem com os textos da revista Amigos da Natureza , páginas 6, 7, 8 e 9.
• Responder o problema apresentado no início.
Bingo das frases escolhidas, como exercício de fixação.
Localização da nossa comunidade e Usina de Reciclagem de Lixo nos mapas dos municípios de Garopaba. Fazendo o trajeto, observando limites, legendas...
Confecções de cartazes de sobre a Preciclagem, como é fácil, econômico e preserva o Meio ambiente. Redução do lixo no ato da compra ainda é a melhor estratégia.
Pesquisa em casa com os pais e os avós: “Como era tratada a questão lixo antigamente até os dias atuais?” (embalagens, como se
fazia compras...)
• Compartilhar com o grupo os resultados fazendo a linha do tempo estabelecendo a relação da pesquisa anterior.
Vídeo: “A Ilha das Flores” questionar em grupo o descaso dado ao lixo, como também a contribuição que cada um pode dar para modificar esta situação.
Observar na escola, os latões de separação de lixo e a caixa de compostagem para o lixo orgânico que já existe.
Discussão: A Reciclagem como solução.
• Programação da aula-passeio com os alunos: roteiro, horários, lanche e preparação do roteiro de observações com entrevista, a partir das dúvidas, curiosidades dos alunos.
Autorização dos Pais.
• Atividades na aula passeio.Exploração do local através do roteiro de observações e dúvidas que surgirem naquele momento.
Entrevista com funcionários e responsáveis pelo projeto Tamar, Escola do Meio Ambiente- São José e ao Engenho de Farinha;
• Utilizar a Escola Jandira como um local de coleta de óleo de cozinha usado. Fazer com os alunos a confecção de sabão caseiro - Pré escolar 01 e 02;
• Oficina de Alimentação Saudável- com as 2ª séries 01 e 02; Convidar os Pais para participar da oficina;
• Oficina dos sucos naturais com as 1ª séries 01 e 02- Convite aos Pais interessados;
• Oficina Descobrindo os Mares- 4ª série 01
• Oficina de Bolsas e Sacolas – 3ª série 01;
• Oficina de Jornal Mural – 3ª série 01;
• Após cada oficina as turmas socializam com o grupo o que foi aprendido- sexta-feira da semana da oficina nos dois últimos horários;
• Elaboração de um texto, com os dados coletados através do roteiro de observações, contando a aula passeio, com ilustrações.
Desenho do trajeto feito pelos alunos com os pontos de referência observados durante o passeio.
Confecção da capa e montagem do livrinho das atividades executadas durante o projeto.
• Inovação da composteira;
• Limpeza e arrumação da HORTA ESCOLAR;
• Construção da sala para guardar o lixo reciclado nos fundos da escola- Sr.José de Jesus- Cumprindo pena alternativa enviado pelo Fórum de Garopaba;
CULMINÂNCIA
Exposição na IX Mostra Lutz – escola Amiga do Ambiente;
AVALIAÇÃO
Após cada atividade realizada haverá um seminário para ver o que aprenderam o que mudou o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.
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