quarta-feira, 7 de março de 2012

Família e Escola - Alicerces da criança



FAMÍLIA E ESCOLA: OS ALICERCES DA CRIANÇA


Cronologia: Ano de 2012

Público Alvo: Direção,Secretário, Orientadora Pedagógica , Professores, Funcionários , alunos do pré escolar até 5ª série, pais de alunos e comunidade da Palhocinha.

Justificativa: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
        O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima, de  educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aaprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

Objetivo Geral: Fortalecer os vínculos afetivos entre alunos, familiares, educadores, e funcionários em geral, estimulando a participação dos pais no processo ensino-aprendizagem envolvendo-os na parceria colaborativa para atingir o sucesso esperado na educação de seus filhos.

Objetivos Específicos:
·         Valorizar as relações de parceria com a família na construção e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos;
·         Oferecer espaço para que os pais participem de atividades culturais, esportivas, oficinas, teatros, feira de conhecimento, contação de histórias entre outras ações que a escola possa oferecer aproximando e valorizando a parceria;
·         Fortalecer vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da educação;
·         Promover o exercício da cidadania;
·         Ressaltar a importância da vivência dos valores na escola e na família;
·         Compreender a importância da participação de cada um no processo de cuidar e educar;
·         Entender a realidade da família do aluno, conhecer os pais onde e como vivem e identificar os saberes que vem de casa;
·         Informar a comunidade escolar quanto as metas e propostas da escola para o ano letivo;
·         Compartilhar com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de cada uma parte;
·         Trabalhar o lógico matemático, linguístico e produção de textos coletivos;
·         Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (Normas da escola);
·         Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação,
·         Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvindo e respeitando os outros;

Desenvolvimento:
·         Conversação;
·         Filmes;
·         Cantigas de rodas;
·         Histórias;
·         Músicas;
·         Passeio na casa de alunos;
·         Piquenique;
·         Conversação sobre as famílias;
·         Origem do nome;
·         Contos;
·         Álbum do nome;
·         Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
·         Fazer fotografias da família;
·         Regras de convivência;
·         Apresentação de trabalhos em grupos (cartazes),
·         Produção textual e artística (desenhos).

Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;
Trabalhar histórias em quadrinhos, músicas, fantoches, teatro e contos, partindo do tema;
Discutir o desempenho de cada membro da família, diferenças e semelhanças;
Fazer o mural da família (com fotos ou recortes) mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
Trabalhar a alto estima e a responsabilidade de cada aluno(a) partindo do ajudante do dia;
Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles reflitam também em casa;
 ESCOLA DE PAIS:Encontros bimestrais com os pais para apresentações de trabalhos realizados pelos alunos com mediação do professor, sendo que cada atividade terá um tema específico.

Conteúdos:
·         Reconhecimento do corpo das diferenças e das semelhanças;
·         Cuidado com a higiene do corpo;
·         Interação e socialização;
·         Criação de desenhos, pinturas e modelagem;
·         Linguagem oral e escrita em textos variados;
·         Relatos de experiências;
·         Elaboração de perguntas e respostas;
·         Recortes e colagens;
·         Tradições culturais de sua comunidade e de outras;
·         Modos diferentes de viver;
·         Relação entre o homem e o espaço em que vive.
·         Percepção das mudanças e permanências em hábitos culturais de povos e grupos no decorrer de determinado tempo;
·         Árvore Genealógica (comparação de fotos);
·         Localização da escola em relação a residência de cada aluno;
·         Etc.

Atividades:
-        Participação da família na realização de oficinas na escola;
-        Produções de textos variados a partir do tema;
-        Releitura de filme sobre a família;
-        Recortes e desenhos livres, partindo de histórias em quadrinhos e leituras;
-        Trabalhar os diversos tipos de famílias e moradias, através de histórias infantis/contos e visitas ou de recortes de revistas;
-        Pesquisa sobre a origem de cada aluno,
-        Mural com fotos da família em geral.
Obs.: Os conteúdos e as atividades deverão ser acrescentados e adaptadas de acordo com cada série trabalhada.

Avaliação:
        Será feita através de registros, trabalhos em grupo, pesquisas, confecção de cartazes, produção textual e artística, atividades avaliativas, participação no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

Culminância:
        Encontros com os pais bimestralmente com assuntos/temas específicos:
        1º Bimestre: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
        2º Bimestre: APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA (música, teatro e pintura).  
       3º Bimestre: PROFISSÕES DA FAMÍLIA (crochê, tricô, chapéu e esteiras de palha, crivo, costura, rede de pesca, agricultura, jardineiro, comerciante e etc) .
        4º Bimestre: FEIRA DE CIÊNCIAS.
Obs.: Os temas acima deverão estar contemplando os conteúdos do planejamento anual.

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