FAMÍLIA E ESCOLA: OS ALICERCES DA
CRIANÇA
Cronologia: Ano de 2012
Público Alvo: Direção,Secretário, Orientadora
Pedagógica , Professores, Funcionários , alunos do pré escolar até 5ª série,
pais de alunos e comunidade da Palhocinha.
Justificativa: O envolvimento e a participação da
família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante
para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da
criança em sua vida escolar.
O
ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima, de educadora. Por isso se faz necessário que a
família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo
de aaprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
Objetivo Geral: Fortalecer os vínculos afetivos
entre alunos, familiares, educadores, e funcionários em geral, estimulando a
participação dos pais no processo ensino-aprendizagem envolvendo-os na parceria
colaborativa para atingir o sucesso esperado na educação de seus filhos.
Objetivos Específicos:
·
Valorizar
as relações de parceria com a família na construção e no desenvolvimento da
aprendizagem dos alunos;
·
Oferecer
espaço para que os pais participem de atividades culturais, esportivas,
oficinas, teatros, feira de conhecimento, contação de histórias entre outras
ações que a escola possa oferecer aproximando e valorizando a parceria;
·
Fortalecer
vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da
educação;
·
Promover
o exercício da cidadania;
·
Ressaltar
a importância da vivência dos valores na escola e na família;
·
Compreender
a importância da participação de cada um no processo de cuidar e educar;
·
Entender
a realidade da família do aluno, conhecer os pais onde e como vivem e
identificar os saberes que vem de casa;
·
Informar
a comunidade escolar quanto as metas e propostas da escola para o ano letivo;
·
Compartilhar
com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de
cada uma parte;
·
Trabalhar
o lógico matemático, linguístico e produção de textos coletivos;
·
Orientar
os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (Normas da escola);
·
Adotar
atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação,
·
Aprender
a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvindo e respeitando os outros;
Desenvolvimento:
·
Conversação;
·
Filmes;
·
Cantigas
de rodas;
·
Histórias;
·
Músicas;
·
Passeio
na casa de alunos;
·
Piquenique;
·
Conversação
sobre as famílias;
·
Origem
do nome;
·
Contos;
·
Álbum
do nome;
·
Pesquisa
da família montando a árvore genealógica;
·
Fazer
fotografias da família;
·
Regras
de convivência;
·
Apresentação
de trabalhos em grupos (cartazes),
·
Produção
textual e artística (desenhos).
Metodologia:
Adaptar filmes sobre a família;
Trabalhar histórias em quadrinhos,
músicas, fantoches, teatro e contos, partindo do tema;
Discutir o desempenho de cada membro
da família, diferenças e semelhanças;
Fazer o mural da família (com fotos
ou recortes) mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a
importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
Trabalhar a alto estima e a
responsabilidade de cada aluno(a) partindo do ajudante do dia;
Trabalhar com os conteúdos sobre
higiene e fazer com que eles reflitam também em casa;
ESCOLA DE PAIS:Encontros bimestrais com
os pais para apresentações de trabalhos realizados pelos alunos com mediação do
professor, sendo que cada atividade terá um tema específico.
Conteúdos:
·
Reconhecimento
do corpo das diferenças e das semelhanças;
·
Cuidado
com a higiene do corpo;
·
Interação
e socialização;
·
Criação
de desenhos, pinturas e modelagem;
·
Linguagem
oral e escrita em textos variados;
·
Relatos
de experiências;
·
Elaboração
de perguntas e respostas;
·
Recortes
e colagens;
·
Tradições
culturais de sua comunidade e de outras;
·
Modos
diferentes de viver;
·
Relação
entre o homem e o espaço em que vive.
·
Percepção
das mudanças e permanências em hábitos culturais de povos e grupos no decorrer
de determinado tempo;
·
Árvore
Genealógica (comparação de fotos);
·
Localização
da escola em relação a residência de cada aluno;
·
Etc.
Atividades:
-
Participação
da família na realização de oficinas na escola;
-
Produções
de textos variados a partir do tema;
-
Releitura
de filme sobre a família;
-
Recortes
e desenhos livres, partindo de histórias em quadrinhos e leituras;
-
Trabalhar
os diversos tipos de famílias e moradias, através de histórias infantis/contos
e visitas ou de recortes de revistas;
-
Pesquisa
sobre a origem de cada aluno,
-
Mural
com fotos da família em geral.
Obs.: Os conteúdos e as atividades deverão
ser acrescentados e adaptadas de acordo com cada série trabalhada.
Avaliação:
Será
feita através de registros, trabalhos em grupo, pesquisas, confecção de
cartazes, produção textual e artística, atividades avaliativas, participação no
decorrer do processo ensino-aprendizagem.
Culminância:
Encontros
com os pais bimestralmente com assuntos/temas específicos:
1º
Bimestre: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
2º
Bimestre: APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA (música, teatro e pintura).
3º
Bimestre: PROFISSÕES DA FAMÍLIA (crochê, tricô, chapéu e esteiras de palha,
crivo, costura, rede de pesca, agricultura, jardineiro, comerciante e etc) .
4º
Bimestre: FEIRA DE CIÊNCIAS.
Obs.: Os temas acima deverão estar
contemplando os conteúdos do planejamento anual.
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