quarta-feira, 7 de março de 2012

Leitura não tem idade!



E.M.E.F. Professora Jandira Luisa da Silva
Projeto anual de leitura/ 2012





TEMA:



Cronologia: Ano de 2012

Público Alvo: Direção,Secretário, Orientadora Pedagógica , Professores, Funcionários , alunos do pré escolar até 5ª série, pais de alunos e comunidade da Palhocinha.

Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
É através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. Buscamos através desse projeto um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a família e a comunidade da Palhocinha a desenvolver o gosto pela leitura, possibilitando a todos tornarem-se leitores  reflexivos e críticos participando de forma ativa da sociedade em que se encontram inserida.
Objetivo geral
 Apesar de a escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não podemos esquecer que é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor. Por isso, este projeto tem como objetivo principal criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania.

Objetivos específicos
· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os alunos e as suas famílias, em comunidades que estão distanciadas da cultura escrita e falada;

 Metodologia

 A partir deste ano 2012, através da avaliação diagnóstica  os professores , procuramos identificar manifestações de atitudes/comportamentos de leitor e de compromisso com atividades sistemáticas de leitura, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito profissional. Tais manifestações, por sua vez, são tomadas como evidências para avaliar as vivências de nossos alunos nos anos de 2007,2008,2009,2010 e  2011 no que diz respeito ao hábito de leitura.
Também iremos trabalhar a partir dos conceitos de leitura, formação e desenvolvimento profissional de professores, formação e papel do professor-leitor, funcionários, pais e comunidade leitura.
 optamos pela realização de uma pesquisa descritivo-avaliativa dos aspectos que se mostraram relevantes para caracterização das relações entre atitude de leitor e desenvolvimento profissional docente, identificadas em depoimentos de professoras alfabetizadoras, como decorrentes da sua participação anterior em Projeto de Pesquisa-Ação colaborativa.
A avaliação diagnóstica constitui uma forma de pesquisa aplicada que “...A procura determinar se as mudanças, através de uma intervenção, realmente aconteceram ...”, ou ainda, “... se as mudanças observadas podem ser atribuídas à intervenção, com razoável grau de certeza ...”, lançando mão, portanto, “... não somente do método científico, mas também de procedimentos planejados para testar relações causais”, para Caro (1982) (p. 10-11).
Conteúdos
·         Gêneros textuais: textos jornalísticos, contos, crônicas, histórias em quadrinhos,literatura infantil e infanto juvenil;
·         Produção textual;
·         Participação em situação de conto e leitura de histórias.
·         Escuta atenta e interessada de histórias.
·      Observação e manuseio de livros.

Atividades
·         Conversa informal
·         Leitura de vários gêneros textuais;
·         Discussão presencial sobre a temática apresentada nas leituras;
·         Pesquisas na internet;
·         Jogos didáticos;
·         Trabalhos em grupo;
·         Produção de texto manuscrito e no editor de texto;
·         PARADA LEGAL DE LEITURA( na sexta-feira às 13:30 até 13:45,  vespertino) e na ( sexta-feira das 8:30 às 8:45- matutino)toda a escola parará 15 minutos que serão dedicados a leitura de textos de gênero literários com temas variados, emergentes e atuais.
·         Visita de pais, avós, para participarem da HORA DO CONTO OU RODA DE LEITURA, que acontecerá no mínimo uma vez por semana;
·         Visita de autores Garopabenses e de outras cidades  para   as crianças adquirirem maior intimidade com seus livros, histórias e personagens e perceberem que criar histórias é inclusive uma profissão. Neste dia o convite poderá ser extensivo a família.
·         Colocar livros à disposição na escola e convidar os pais a conhecer o acervo.
·         O Baú  da Leitura ou o Cantinho da leitura,possui livros e diferentes títulos da literatura infantil e infanto-juvenil, que trazem histórias, contos de fada, poemas, lendas indígenas, nordestinas e africanas. Os livros selecionados são organizados em três motes: Nós enquanto seres humanos: identidade pessoal, cultural e local; Nós e a relação com a natureza e o meio ambiente, tecnologia e Nós e os outros: a comunidade, a família, a sociedade. O intuito é que essa mesma metodologia seja repassada para crianças em sala de aula.
·         Revisteca -Nem sempre um percurso leitor se inicia por uma grande obra-prima da literatura. Muitas vezes, é o gibi ou a revista que abrem as portas para o interesse pela leitura. Daí vem a importância de criar um acervo de revistas nas escolas, ampliando o leque de opções das crianças e de outros possíveis leitores.

Entrevista realizada com o (a) professor (a) da série observada
1 – Para você, o que é ser um bom leitor?
2 – Você se considera um bom leitor? Por quê?
3 – Qual o seu gênero de leitura preferido?
4 – O que é necessário para um aluno ser um bom leitor? Por quê?
5 – Como você define a melhor forma do aluno entrar em contato com a leitura?
6 – A escola oferece oportunidade de familiarização da criança com os livros?
7 – De que maneira você trabalha a leitura dentro do contexto escolar? Em que momentos você considera esse trabalho oportuno?
8 – Quantas vezes por semana você trabalha com literatura? Por quê?
9 – Qual é a forma mais frequente de você cobrar a leitura do livro pelo aluno?
·          1ª Feira do Livro em Garopaba
Culminância
u Apresentação final de 2012,na Escola Jandira , acontecerá no último dia de aula no período normal de aula. Serão convidados pais e membros da comunidade para se fazerem presentes. Neste dia haverá apresentações de teatro, fantoches,poesia, histórias de conto de fadas, coreografia de música relacionada a alguma história lida ou ouvida.
         Avaliação
         Não deve  haver uma forma de avaliação. E nesse caso, deve-se primar pelo carácter qualitativo, ou seja, a participação dos alunos nas atividades,suas possíveis leituras, inferências. Construção de textos realizados a partir de suas leituras, etc.
        Servirá como instrumento avaliativo uma tabela realizada pela professora da turma que constará todos os dados individuais de cada aluno levando em conta o desenvolvimento nos conteúdos trabalhados neste projeto.
        Em relação a participação dos pais e da comunidade da Palhocinha a Escola Jandira avaliará as atividades propostas no decorrer do projeto.

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