ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA JANDIRA LUISA DA SILVA
Tema - Recicla Jandira
Duração - Ano letivo de
2012
Turmas Envolvidas –
Pré
escolar a 5 série.
Publico Alvo – Direção,
secretário, orientadora pedagógica, professores, funcionários,Alunos do
pré-escolar a 5 série, pais dos alunos e
comunidade da Palhocinha.
Justificativa
Nossa escola preocupada com o volume de
papel que é descartada diariamente na escola, busca através de mudanças de
hábitos dos alunos, professores, direção e funcionários reciclar e reutilizar
os papéis como material escolar,
reutilizar embalagens e ponto de coleta de lixo seco.
Objetivo Geral
Conscientizar a comunidade escolar
mostrando a necessidade de algumas ações individuais ou coletivas, contribuindo
na questão ambiental, através da socialização de informações, analisando o
consumismo exagerado percebendo a importância da reciclagem.
Objetivo Específico
Despertar o compromisso com as questões
ambientais, reciclando o lixo.
Tomar consciência do domínio da manipulação
do material e das transformações possíveis desse trabalho.
Despertar o potencial de cada participante,
utilizando da reciclagem de papel o processo de estimulação da criatividade
artística.
Conteúdos
Meio ambiente.
Reciclagem.
Linguagem oral e escrita.
Construção e interpretação de gráficos
e tabelas.
Medidas de massa.
Metodologia
Oficina de produção de papel reciclado
para os professores.
Caixa coletora de papel em cada
ambiente da escola ( salas de aula, direção, informática, sala dos professores)
Construção de tabelas e gráficos de
cada ponto de coleta.
Produção de papel reciclado pelos
alunos (sugerido a cada 15 dias uma turma é responsável pela produção).
Mural de curiosidades sobre a
reciclagem.
Escola com um ponto de coleta de lixo
seco.
Avaliação
Através da análise das tabelas da
quantidade de lixo arrecadado em cada ponto de coleta.
Culminância
Exposição na mostra Lutz – Escola Amiga
do Ambiente.
Sugestões
de material para desenvolver o projeto:
Vídeo
– consciente coletivo
Livro
– Escola Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário